quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ainda o transe: Deus e o Diabo na terra do sol


Meia-noite de sexta-feira, descendo a escadaria da Estação Osasco da CPTM, trabalhadores extenuados rumam seus corpos para os torpores de dois dias de descanso (isso quem não terá de cumprir as quatro horas de trabalho da manhã de sábado).

Descendo a escadaria, duas radiolas na rua, uma de cada lado da saída da estação, fazem cruzar o canto gospel e o canto profano do forró. Assim como Deus e o Diabo são da mesma cepa, assim como o bem e o mal só existem um em relação ao outro, assim como se acende uma vela e se cuida de apagá-la com um gole de cerveja ou cachaça, assim como se perdoa e se vinga, assim como se vive e se morre...

Nas ondas sonoras da sexta-feira que já não é e do sábado que ainda não pode ser, nesse limiar ignorado pelos defensores do bem e do mal, existem os artífices do transe latino-americano.

Ouçamos, em vermelho, as vozes do mundo; e em cor sóbria, a voz do sagrado:


Como Zaqueu eu quero subir
Bandida vou sair da sua vida
O mais alto que eu puder
Mesmo tu sendo tão linda

Só pra te ver, olhar para Ti
Cansei de te procurar
E chamar sua atenção para mim
Decidi vou te deixar
Eu preciso de Ti, Senhor
Você, não falou que era santa
Eu preciso de Ti, Oh! Pai
Veja só o que você fez
Sou pequeno demais
Mais a paixão era tanta
Me dá a Tua Paz
Você, não falou de sentimento
Largo tudo pra te seguir

E agora por um momento
Entra na minha casa
Quer se declarar de vez
Entra na minha vida
Bandida...
Mexe com minha estrutura
Que não deu pra perceber
Sara todas as feridas
Enquanto coração te desejava
Me ensina a ter Santidade
Você jurou não me amava
Quero amar somente a Ti
Só queria me envolver
Porque o Senhor é o meu bem maior
Bandida...
Faz um Milagre em mim

Essas vozes, saiba o incauto, são a interpolação do canto gospel Entra na minha casa, com a música de forró, Bandida, da Banda Capa de Revista.


Das profundezas do ontem e do amanhã: "Se entrega, Corisco!/ Eu não me entrego não/ Eu não sou passarinho/ Pra viver lá na prisão."





Nenhum comentário: