quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Os discípulos da Velhinha de Taubaté: ideologia e mídia no Brasil



A forma como a imprensa brasileira atua faz crer que a Velhinha de Taubaté fez mesmo discípulos Brasil afora, antes de morrer, em agosto de 2005, quando acompanhava o desenrolar da chamada "CPI do Mensalão". Somente supondo que sejamos um país de discípulos da Velhinha de Taubaté (que acreditava em todos os governos e em todos os políticos, desde Getúlio Vargas) para que a imprensa continue veiculando determinadas "notícias", com naturalidade semelhante à de um empate em zero a zero entre Atlético Clube Mandioquinha e Mutuca Futebol Clube.

Na edição desta quarta-feira, 08 de outubro, enquanto almoçava sozinho, assisti (eu, proto-discípulo da Velhinha) à veiculação de uma "notícia" pelo Jornal Hoje (telejornal da TV Globo), que muito me chamou a atenção. Noticiava-se em off, enquanto eram mostradas imagens de prédios destroçados e queimados, que, na cidade de São Mateus do Maranhão houve, após o resultado da eleição municipal de domingo último (05.10), uma revolta popular que resultou no incêndio do prédio da Prefeitura, da Câmara Municipal e de secretárias daquele município. A revolta, segundo a "notícia", teria se dado em virtude de inconformismo da população com o resultado da eleição; o juiz eleitoral, no entanto, informara que os resultados seriam mantidos. Dito isto, ato contínuo, passou-se a tratar de outro assunto, sem qualquer explicação sobre os fundamentos do inconformismo popular, sobre a falta de legitimidade dos resultados da eleição ou mesmo quem teriam sido os candidatos à prefeitura da cidade, quais os seus partidos, etc. Ou seja, os discípulos da Velhinha de Taubaté ficariam sem saber todos esses aspectos a respeito do caso (a "notícia" fora dada por completa).

No entanto, procurando informações em sítios da internet, pode-se verificar que a disputa eleitoral em São Mateus do Maranhão (cidade com 27.218 eleitores inscritos) foi polarizada entre dois candidatos - "Coronel [sic!] Rovélio" ou Francisco Rovélio Nunes Pessoa (atual prefeito, do PV) e Dr. Miltinho ou Hamilton Nogueira Aragão (oposicionista, do PSB). O que não conta o Jornal Hoje é que Coronel Rovélio representa a aliança com os Sarney e Dr. Miltinho conta com apoio do atual governador do Maranhão, em tese opositor de Sarney.

O que a "notícia" do Jornal Hoje não conta está bem contado no blog Direito & Cidadania (http://saomateusdomaranhao.blogspot.com/), publicado por Cleyton, graduando em Serviço Social pela Unitins: no decorrer da campanha, várias reclamações teriam sido levadas ao conhecimento do juiz eleitoral responsável, sem que respostas fundadas tivessem sido dadas. O candidato da oposição ingressou inclusive com Exceção de Suspeição contra o juiz eleitoral de São Mateus, conforme noticiado pelo Jornal Pequeno, em 20 de setembro de 2008 - Coligação pede suspeição de juiz acusado de beneficiar candidato sarneisista.

Encerrada a votação, abertas as urnas, Coronel Rovélio (militar reformado, com patrimônio de R$ 783.731,83, declarados à Justiça Eleitoral) venceu Dr. Miltinho (advogado, com patrimônio declarado de R$ 173.800,00) com diferença de apenas 22 (vinte e dois) votos. Somando-se a isso, todas as denúncias não apuradas e a carência de legitimidade da justiça eleitoral local, explodiu a revolta popular.

O blog Direito & Cidadania conta, inclusive, que o referido juiz (bem como o delegado da cidade) somente permaneceria na cidade três dias por semana - terça, quarta e quinta -, procedimento, alías, banalizado entre funcionários moradores da capital do Estado (São Luís) que ocupam cargos no interior. Nas ausências do delegado e do juiz (Direito & Cidadania fala mesmo de uma "terra sem lei"), os militantes de ambos os candidatos se atracavam em toda sorte de rivalidades, físicas, inclusive. Na postagem mais recente, o blog mencionado trata da rebelião popular, pormenorizando o ocorrido e apontando a leniência das autoridades locais (exceto o pároco e o promotor de justiça) em manifestar repúdio à reação violenta.

Essa "notícia", exemplar do tipo de jornalismo da Rede Globo, mostra bem suas vinculações ideológicas, já que no panorama nacional foram apenas reproduzidos os termos da TV Mirante, afiliada da Globo no Maranhão e de propriedade do Grupo Sarney.

Somente discípulos da Velhinha de Taubaté para não estranharem esse tipo de "notícia", veiculada com toda a "imparcialidade" do mundo. Fazendo jus ao modo como popularmente é conhecido o candidato eleito de São Mateus do Maranhão, o caso é ainda (como quando da mocidade da Velhinha de Taubaté) questão de "coronel". Atingimos a era digital, usamos urnas eletrônicas, mas o "coronelismo" (tanto o tradiconal quanto o midiatizado da política espetacular) ainda continua sendo um sintoma claro de que processos eleitorais não representarão mudança alguma; apenas constituem a forma decadente de manter uma "democracia" dissimulada. O expediente da reeleição (um dos meandros da carranca coronelística) termina por gerar situações exdrúxulas: o prefeito reeleito (Coronel Rovélio), no cargo, quer, agora, decretar Estado de Emergência e responsabilizar o opositor e o Governo do Maranhão pela revolta popular que culminou com a depredação das sedes do executivo municipal - como prefeito (no cargo) atua em defesa de si, como candidato, contra o candidato derrotado.

Tomando o grito do rap de Genival Oliveira Gonçalves, o "Gog", a população (manipulada ou não) de São Mateus do Maranhão ouviu algo como: "Revolucionários do Brasil, fogo no pavio!"

Ou como diz Gog: "Negociação com o patrão por um salário fixo... Fio condutor, o torturador da gravata, que no dia da eleição te transporta de graça!"

----- Revolução Caraíba recomenda assistir Maranhão 66, de Glauber Rocha, disponível na internet ou encontrável no dvd remasterizado de Terra em Transe.

---- Veja Fogo no pavio (Gog): http://www.youtube.com/watch?v=pjrCzCpcpII


Nenhum comentário: